Sete Minutos Depois da Meia-Noite, de Patrick Ness

Conor é um garoto de 13 anos e está com muitos problemas na vida. A mãe dele está muito doente, passando por tratamentos rigorosos. Os col...


Conor é um garoto de 13 anos e está com muitos problemas na vida. A mãe dele está muito doente, passando por tratamentos rigorosos. Os colegas da escola agem como se ele fosse invisível, exceto por Harry e seus amigos que o provocam diariamente. A avó de Conor, que não é como as outras avós, está chegando para uma longa estadia. E, além do pesadelo terrível que o faz acordar em desespero todas as noites, às 00h07 ele recebe a visita de um monstro que conta histórias sem sentido. O monstro vive na Terra há muito tempo, é grandioso e selvagem, mas Conor não teme a aparência dele. Na verdade, ele teme o que o monstro quer, uma coisa muito frágil e perigosa. O monstro quer a verdade. Baseado na ideia de Siobhan Dowd, Sete minutos depois da meia-noite é um livro em que fantasia e realidade se misturam. Ele nos fala dos sentimentos de perda, medo e solidão e também da coragem e da compaixão necessárias para ultrapassá-los.

Sentimentos confusos, drama pesado e monstros

Ao ler a sinopse e olhar as ilustrações/capa original, eu pensei que este seria um livro meio assustador, não totalmente assustador mas que traria uma sensação de medo. Não foi isso que encontrei neste livro, em vez disso achei uma narrativa tão sensível e linda que sei que daqui muitos meses, ainda estarei pensando neste livro.

Eu não gosto de livros TRISTES, após ler muitos livros tristes eu finalmente percebi que eles não são do meu total agrado. Um livro com momentos triste é ok, é excelente na verdade, mas um livro que é triste pela tristeza me irrita. Esse livro é triste, muito triste e me vi chorando em vários momentos, mas eu AMEI esse livro, tanto que se tornou um dos meus livros favoritos.


Mas me deixe falar porque um livro triste se tornou um dos meus favoritos em pleno 2020: é uma tristeza com propósito. Não é só uma tristeza vida real, é uma tristeza imersiva, complicada e muito complexa.

O livro não é só sobre um garoto que conversa com um monstro com aparência de teixo (o que por si só, é INCRÍVEL), mas sim sobre um garoto tentando entender seus sentimentos quanto a doença de sua mãe, entender seus medos e seu sentimento de solidão. É uma jornada emocional pesada e sofrida de um garoto de apenas 13 anos. Da primeira à última página eu queria abraçar e conversar com o Conor. Eu queria segurar a mão dele.

Vamos conversar sobre o monstro Teixo porque ele se tornou um dos personagens que mais amo! Ele é inteligente, forte, implacável e ao mesmo tempo muito amoroso e gentil. Quando o monstro estava presente, a escrita ganhava uma nova vibração, como se você pudesse sentir sua imponência através das páginas e saber que se ele estava ali, aquele momento e aquela história são importante e merece sua atenção total.

A escrita linda do Patrick Ness me fez refletir e aprender muito, é um livro SIMPLES que fala sobre sentimentos humanos MUITO COMPLEXOS E CONFUSOS. Todos deveriam ler este livro. Sério!

Ilustração de Jim Kay

Título Original: A Monster Calls | Autor: Patrick Ness | Editora: Novo Conceito| Páginas: 160


You Might Also Like

0 comentários

Flickr Images